segunda-feira, 19 de novembro de 2018

A propaganda política nos muros de Pompeia



Muro pichado em Pompeia, 79 d.C. - Itália
A propaganda é a alma e a lama da política. Sem meios de comunicação outros, o negócio era emporcalhar os muros e paredes, como ainda é feito hoje. Portanto, os grafiteiros ou pichadores sempre existiram, prova disso são algumas inscrições encontradas nos muros que sobraram de Pompeia, cidade que sumiu do Mapa varrida pelo Vesúvio em 79 d.C. Vejamos alguns exemplos, principalmente na área da política (outra hora comentaremos as mais picantes!), pois parece que a cidade passava por um processo eleitoral. Os marqueteiros e cabos eleitorais de hoje não fariam melhor nas redes sociais:


Peço-lhe que eleja Marcus Cerrinius Vatia para a vereança. Todos os beberrões noctívagos o apoiam. Flores e Fructus escreveram isto.
*
Os ladrõezinhos apóiam Vatia para vereador.
*
Os quitandeiros, todos juntos com Helvius Vestalis, querem a eleição de Marcus Holanius Priscus para duúnviro com poder judicial.
*
Peço seu voto para eleger Gaius Julius Polybius vereador. Ele tem bom pão.
*
Os almocreves querem a eleição de Gaius Julius Polybius duúnviro.
*
Os adoradores de Isis unanimemente querem a eleição de Guacus Helvius Sabinus vereador.
*
Proculus faz Sabinus vereador e ele fará mais por você.
*
Os vizinhos de Lucius Statius Receptus pedem seu voto para elegê-lo duúnviro com poder judicial, ele merece. Aemilius Celer, um vizinho, escreveu isto. Você pode ficar doente se apagar maldosamente.
*
Datia e Petronia apóiam Marcus Casellius e Lucius Albucius para vereadores e pedem seu voto. Possamos sempre contar com cidadãos assim na nossa colônia!
*
Peço seu voto para eleger Epidius Sabinius duúnviro com poder judicial. Ele merece, e na opinião do meritíssimo juiz Suedius Clemens com a concordância do conselho, devido a seus serviços e probidade, digno da municipalidade. Eleja-o!

*
Peço-lhe eleger Aulius Vettius Firmus vereador. Ele merece a municipalidade. Elejam-no, jogadores de bola, elejam-no!

Nenhum comentário:

Postar um comentário