Como roubar uma eleição em Nárnia

 



José Fernando


Aqui uma simulação das eleições em Nárnia, dando mais votos ao candidato B do que para o candidato A, usando a linguagem avançada R de programação - eu poderia usar qualquer outra, daria exatamente a mesma coisa - e sem esforço. Para isso é bastante encaixar este algoritmo no programa de totalização de votos.
Vou usar um algoritmo de 6 comandos efetivos, para facilitar o entendimento, mas dá para fazer de modo mais curto e elegante.
Deixo bem claro que os números são fictícios e qualquer semelhança com a realidade pode ser a realidade, desde que se tenha acesso ao programa de totalização de votos na Justiça Eleitoral de Nárnia, que tem também um estado chamado Paraná:
# Candidato A e Candidato B
# Votos de A no Paraná de Nárnia (VA_PR); Voto de B no Paraná de Nárnia (VB_PR)
# Roubando votos de A no Paraná de Nárnia e fazendo a alegria de B:
VA_PR <- (100000)
VB_PR <- (90000)
VA_PR + VB_PR -> T_PR # este é total de votos no PR, CA + CB
T_PR # votos - Total no Paraná
[1} 190000 # a soma CA + CB, nunca pode mudar!
VA_PR - 9900 # roubando votos de A
VB_PR + 9900 # somando os votos roubados em B
VA_PR
[1] 90100 # candidato roubado A
VB_PR
[1} 99900 # candidato B, o que roubou
VA_PR + VB_PR -> T_PR # O truque é não mexer no total de votos
T_PR
[1] 190000
T_PR == T_PR
[1] TRUE

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