Cometa será visto hoje a olho nu


O cometa 46P/Wirtanen, conhecido pelo simpático nome de "Cometa do Natal", atinge neste domingo o ponto de sua órbita mais próximo da Terra e poderá ser observado a olho nu. De acordo com a Nasa, ele passa por aqui a cada 5 anos e será visto na constelação de Touro. Mesmo visível, o cometa estará a cerca 11,6 milhões de quilômetros da Terra (mais ou menos 30 vezes a distância entre a Terra e a Lua). Observe que essa distância parece grande demais, mas em Astronomia, é um nadinha, é bem pertinho mesmo. Nesta época do ano, também ocorre a chuva de meteoros Geminídeos, que iluminam o firmamento - meteoros serão visíveis e parecerão bolas de fogo verdes no céu. Aqueles que não puderem apreciar o show de luzes neste domingo, poderão observá-lo durante todo o mês com binóculo ou pequeno telescópio.

A vã filosofia dos cometas Os eclipses e os cometas são vistos como agouros, desde que o homem olhou para o céu. Shakespeare lamentava-se de que esses agouros celestes somente serviam aos príncipes e aos papas. Assim, os remediados, os desprovidos, a gentalhada, os descamisados, nem com a sorte dos céus contam, por simples falta de importância aos deuses. *******************************************  

  Multiverso Se os físicos estiverem certos com suas teorias sobre o "Multiverso" - infinitos universos paralelos, com várias cópias do indivíduo em vidas também paralelas - vamos ter que rasgar todos os nossos tratados filosóficos, livros religiosos, e criar uma nova compreensão da vida e do homem. O duro é que, matematicamente, eles estão certos!

Nossa imprensa Leio Camus: "um país vale, muito frequentemente, o que vale sua imprensa".

Nossas lendas Lendas curitibanas: metrô, loira fantasma, carnaval e prefeito. Acredito na loira!

Colombo Ontem li a história do genial Colombo, vítima da inveja dos medíocres.

Perereca assada Calor de cozinhar perereca no brejo!

A lei Rouanet romana Na Roma antiga, artistas recebiam do Estado e os puxa-sacos do imperador garantiam a boquinha. Vergilius contou a história de Roma em versos maravilhosos e aproveitou para elogiar Octavius Augustus, o imperador da hora, Viveu na riqueza e foi laureado, favorecido pela lei Rouanet da época, o mecenato de Estado, que também se chamava grana pública. Ovidius escreveu sobre o amor carnal, a contragosto do hipócrita imperador Augustus, em versos magníficos; sem puxar o saco de ninguém, morreu no exílio, na mais completa penúria. Com os séculos, Ovidius era mais considerado pelo povo do que Vergilius.

O tato do Espírito O sentir de hoje, dentro de nossos corações, é o mesmo sentir do homem da caverna que tateou o lado exterior da montanha em que se abrigava, em medo, susto e êxtase, ao se descobrir dentro de um contexto cada vez mais inexplicável, principalmente ao mirar os astros e as estrelas. Poesia é, portanto, esse sentir, a forma que encontramos de dar explicações ao que não se explica, de dizer o que não foi dito; é acrescentar em nós mesmos mais do que nossos cinco carnais sentidos, dando sutil tato aos nossos espíritos.


********************************************************************************* 



                                 

 Poema do nosso livro Corações Dedicados, clique aqui, leia e divulgue!
Obrigado.

patientia, fratres!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação - advérbios e locuções adverbiais

FÍSICA - GRANDEZAS E UNIDADES

Álgebra Superior II - Exponenciais