LITERATURA - Sagarana - Guimarães Rosa


Prof. Matheus Sales


Sagarana – João Guimarães Rosa


Guimarães Rosa nasceu em 27 de junho de 1908 na cidade de Condisburgo, Minas Gerais. Exerceu a profissão de médico e mais tarde, por meio do Itamaraty, tornou-se diplomata. O autor era autodidata e possuía o conhecimento de vários idiomas (falava fluentemente o inglês, alemão, francês, espanhol, italiano e esperanto). Sua obra mais famosa e importante é Grande Sertão: Veredas (1956), considerada por muitos, como um dos livros mais importantes da história do país.
O livro Sagarana é composto por 9 contos, e foi publicado em 1946. O principal cenário dos contos é o sertão, característica marcante na literatura de João Guimarães. Nos contos, além dos aspectos regionais, os sentimentos e emoções fortes se destacam, onde as vidas trágicas de homens e mulheres simples nos são apresentadas. O livro é considerado a porta de entrada para a literatura de João Guimarães Rosa.

“Nos pastos de engorda, ainda havia milhares deles, e até junho duraria o êxodo dos rebanhos de corte. E, como acontecia o mesmo em todas as fazendas de ali próximo, e, com ligeiras variantes, nas muitas outras constelações de fazendas, escantilhadas em torno das estaçõezinhas daquele trecho, era a mobilização anual da fauna mugidora e grampuda, com trens e mais trens correndo, vagões repletos, atochados, consignados a Sítio e Santa Cruz. Depois, nos meados da seca, os pastos se esvaziavam, e os boiadeiros tinham de espalhar-se em direção aos longínquos centros de cria, para comprar e arrebanhar gado magro. Pelas queimadas, já estariam de volta. Repouso. Primeiro sal. Primeiro pasto. Ração de sal todos os meses, na lua nova. E, pronto, recomeçar”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação - advérbios e locuções adverbiais

FÍSICA - GRANDEZAS E UNIDADES

Álgebra Superior II - Exponenciais