UM LIVRO DE ALDEIA E QUE TRABALHA SENTIMENTOS UNIVERSAIS

Capa e contra-capa do livro Corações Dedicados


Nesta manhã de domingo, 9 de dezembro, tive o prazer de ver mais um livro publicado, Corações Dedicados. Para tê-lo, dei-me a tarefa de reunir aqui e algures notas e papéis dispersos (poetas não são organizados: escrevem apenas, depois se preocupam em colocar o escrito em livros, e este é nosso tormento!). 

Bom, são 100 páginas em que discorro um pouco sobre a minha aldeia (no sentido dado por Fernando Pessoa), na qual vivo desde criança, Curitiba. Mas, o importante mesmo e que procuro destacar, é sua gente, a qual figura numa lenda que diz ser ela capaz de te convidar para um café e não comunicar a ti o endereço para tal. Como disse, uma lenda! Falo pois, do que as pessoas sentem e isso vale para qualquer cidade, daqui ou da China.

É, o curitibano é um ser peculiar, mas de humanidade ímpar. De coração dedicado a amigos e à família, embora de alma calada, principalmente em relação a estranhos, o morador da cidade, nativo ou não, desenvolve um jeito todo especial de encarar a vida. Tento retratar isso. Apenas tento.

Aproveitei neste livro para também saudar os amigos, coisa difícil de se fazer nesta cidade. Aqui, externar paixões e amizades é raridade. 

Outra demonstração que fiz, foi a que para se publicar um livro nos dias de hoje, não se faz necessário o financiamento com o dinheiro público. O livro, em suas pequenas despesas, foi financiado coletivamente, e as contas que sobraram foram sanadas pela Lei Roa-Nandé, ou seja, do próprio bolso. Portanto, é um livro que já nasce com a virtude de não ter tirado dinheiro dos impostos de nosso sofrido povo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação - advérbios e locuções adverbiais

FÍSICA - GRANDEZAS E UNIDADES

Álgebra Superior II - Exponenciais